domingo, 25 de janeiro de 2015

A sabedoria de Sofia: como lidar com um menino que não quer ir à natação

(ou, como minha filha de 8 anos já sabe como faz)

Sofia quer dizer sabedoria em grego. E a minha tem de monte. Estava mostrando o post de uma mãe numa comunidade do Facebook, em que a mãe começava perguntando a diferença entre castigo e consequência, combinado e chantagem. No fim, percebi que a dúvida concreta dela era como convencer o filho de 4 anos a ir à natação. A história era mais ou menos assim: Ela estava ameaçando o filho de não ver o desenho que gostava na TV se ele não fosse à natação, e percebeu que isso era chantagem. Depois, perguntou se, ao oferecer um prêmio (a comida predileta dele) se ele fosse, isso era um "combinado".


Mostrei a dúvida para Sofia:
"Ah, isso é chantagem, pai!" - ela disse.
"Mas e quando ela ofereceu a comida preferida dele?" - perguntei.
"É chantagem também!"
Eu expliquei que chantagem com coisa agradável tem outro nome: "suborno".
"E é errado, pai" - ela disse.
"E como se deve fazer então?" - perguntei.
"Primeiro, ela deve perguntar porque ele não quer ir. Depois tem que conversar sobre porque a natação faz é importante" - ensinou minha filha de 8 anos.

Foi a exata resposta que eu já tinha postado para a minha companheira de comunidade do Facebook.

Claro que dei um pulo de alegria e orgulho! Tanto praticamos que ela já sabe! E a enchi de beijos e abraços! Viva a sábia Sofia!

2 comentários:

  1. Estou nesse dilema, minha filha de 05 anos cismou desde ontem que não quer ir a natação e hoje não foi. Ela disse que a professora fala pra fazer coisas que ela não gosta, e ela quer fazer só o que ela gosta. Eu disse que é assim mesmo, nem tudo a gente gosta, que ela precisa aprender pelo menos a se defender na piscina sozinha pra poder brincar no clube com as coleguinhas, mas ela disse que não quer mais ir. Não sei o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliane. Eu respeito muito a vontade e a intuição de minha filha. Tentaria descobrir o que é que ela não gosta e porquê. Você acompanha as aulas? Talvez você possa procurar um outro lugar para ela aprender a nadar, onde ela ache mais divertido e tenha mais confiança...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog