sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Educar sem castigo e sem autoritarismo... mas com disciplina!

Alguns acham que disciplina é castigo, e eu já defendi aqui que castigo não ensina. Eu não acho que disciplinar é castigar. Disciplina é manter sempre o mesmo padrão, é fazer o certo mesmo quando não se tem vontade, e para os pais é estar sempre presente, guiando cada passo. Aprendi com Sofia que manter a disciplina dela e a minha é importante para gerar bons comportamentos, sentimentos e pensamentos. Para dar disciplina é preciso estar presente e não tolerar o mau comportamento, que é sintoma de maus sentimentos e maus pensamentos. 

Não tolerar, porém, não quer dizer castigar. Quer dizer, com disciplina, explicar, mostrar, dizer o que se espera. Sempre. Não só de vez em quando, nem só quando se está irritado. Sempre, não deixando de cuidar disso mesmo quando se está cansado. Disciplina vale para ela e para mim. 

Disciplina vale também para reconhecer, elogiar, explicar que ela agiu bem. Sempre. Não só quando estou de bom humor. Assim, vai-se ensinando não só o bom comportamento, mas também os bons pensamentos e sentimentos.
Educar sem castigo e sem autoritarismo não quer dizer sem disciplina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog