terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mandamentos para avós


Quando comparamos nossa infância com a de nossos filhos vemos que os criamos com muito mais cuidado do que tivemos. Hoje as noções de perigo e de saúde são muito mais rígidas. Temos medo. Medo de estranhos, medo de acidentes, medo até de bactérias! Mas também estamos mais ligados em prevenção: tampamos as tomadas, colocamos redes nas janelas dos apartamentos, desinfetamos as verduras com cloro. Se nos ligamos em saúde, não queremos nossos filhos comendo balas e bebendo refrigerantes. Se somos contra o consumismo, não queremos um monte de brinquedos e presentes que mal cabem nas nossas casas cada vez menores. E não queremos brinquedos que estimulem a violência ou o comportamento fútil. Se somos ecologistas, preferimos que os brinquedos sejam duráveis e biodegradáveis (de preferência, as duas coisas ao mesmo tempo). Se somos contra o autoritarismo, não queremos nossos filhos sendo tratados com violência ou ameaças. Se somos a favor da honestidade, não queremos mentiras, seja para convencer as crianças, seja para fugir de uma pergunta (ou resposta) embaraçosa ou para manter ilusões do tipo Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. Se somos críticos da religião, não queremos nossos filhos recebendo a Biblia para crianças ou coisas do tipo. Difícil, héim!?

Isso às vezes pode provocar uns choques de gerações, entre os pais e avôs (sem falar dos netos, com os pais ou com os avôs). Outras vezes, pode inibir os avôs e avós de tomar conta dos netos. Assim, coloco uma lista a seguir, dos mandamentos para os vovôs e vovós, considerando as novas gerações: 

  1. Não bater. Nunca!
  2. Não ameaçar. Nunca!
  3. No carro, use cadeirinha e cinto de segurança, conforme a lei. Sempre!
  4. Não minta. Se não puder dizer a verdade, diga “desculpe, não posso falar disso porque é um assunto pra gente grande”.
  5. Avise sempre de todos os perigos. Ela entende.
  6. Não enfatize os presentes e pergunte ANTES aos pais se o que quer dar está OK. Não ceda aos pedidos sem o aval dos pais se quiser que seus netos gostem de você e não só dos presentes.
  7. Evite refrigerantes e balas. Pergunte aos pais suas preferências e regras quanto a isso.
  8. Não tem graça e está errado o ditado que diz que a função dos pais é educar e a dos avôs é estragar.
  9. Quando estiver com ele, sempre saiba onde seu neto está e o que está fazendo.
  10. Mantenha-se presente, mesmo quando não estiver por perto. Use o telefone, Skype, correio, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog