quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia da criança sem presente?


A página do Facebook Infância Livre de Consumismo está com uma campanha contra o consumismo e, presumivelmente pela imagem da campanha, para que os pais não deem brinquedos no dia das crianças.  

Apesar de nossa consciência ambiental, vínhamos cedendo a essas ondas de presentes nas datas. As datas especiais para as crianças não são muitas: aniversário, dia da criança e Natal.Parte da família valoriza muito essas datas especiais, apesar da crítica ao consumismo.

Essas datas são aproveitadas pela indústria para promover o consumo de brinquedos e outras porcarias. Mas, aqui em casa, também usamos as datas para regular o consumo, e dizer que há uma cota de presentes por ano: três. Não é muito né? 

Mesmo assim, minha filha ganha tantos presentes que está com o quarto entulhado de brinquedos, caixas e caixas de brinquedos, uns quebrados e outros bons. De vez em quando, mandamos uns para vender no brechó, outros doamos. Mas neste dia da criança a ideia é a Feira de Troca de Brinquedos. Vamos ver como nos sentimos! 

Acho muito válida a campanha contra o consumismo e contra a propaganda para crianças. Mas minha filha não se seduz demais nem pressiona para que eu compre brinquedos. Teve até um Natal em que sentimos falta de propaganda que apresentasse mais opções, e ela não sabia o que pedir. Uma vez a vovó que mora no sítio na Chapada Diamantina perguntou o que ela queria de presente e ela respondeu: "uma lanterna". Outra vez, "pedra". Pedra? "Pedras bonitas" (pedras semipreciosas e cristais típicos da Chapada). Para a outra vovó, pediu uma barbie! Enfim, não sou um radical, mas vamos experimentar a troca de brinquedos, que sempre nos pareceu uma boa ideia. Também curti a página e vou acompanhando a movimentação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog