domingo, 16 de setembro de 2012

Se você ensina seu filho a obedecer, está ensinando-o a ser autoritário

Eu não quero que minha filha seja obediente, quero que seja colaboradora, negociadora, convencedora, líder, honesta, respeitosa e cumpridora de acordos. 
Quem é que aguenta, nos dias de hoje, pessoas mandonas, que tratam os outros no grito? Na época em que eu fui criado não, o padrão era outro até há relativamente pouco tempo, mas as coisas mudaram e quem é mais velho, como eu, pode precisar lutar todos os dias contra o que aprendeu a fazer. Chefes que gritam acabam processados por assédio ou, no mínimo, perdem o respeito de seus “colaboradores”. A própria palavra da moda para “empregados” já diz tudo: o que se espera é colaboração e não obediência. Então, por que os pais continuam tentando ensinar seus filhos a obedecerem, continuam tratando-os no grito, disputando poder com eles?

Quem manda na sua casa?  Se você é quem manda, está ensinando seu filho a ser mandão. E ele vai ser mandão com os menores, com a babá, e até mesmo (pasme!) com você. Se você não negocia com seu filho, não sabe convencê-lo e liderá-lo, com quem você espera que ele aprenda essas habilidades? Com outras crianças? Com a professora? É com você, pai ou mãe, que seu filho vai aprender (ou não) a negociar, convencer ou liderar as outras crianças, a babá, e mais tarde seus colegas e, quem sabe?, seus “colaboradores”. 

Se você só tenta ensinar obediência, você está negando a seu filho o aprendizado de habilidades fundamentais para a convivência na sociedade do Século XXI. Eu aprendi com minha filha Sofia, negociando com ela, que ela usa as habilidades de negociação que eu demonstro com ela com as outras crianças. Ela sabe que, se dá certo com ela, deve dar certo com as outras. Muitas vezes dá certo mesmo!

Se você só tenta ensinar obediência, além de não ensinar as habilidades de uma vida democrática, participativa e pacífica, e de ensinar seu filho a ser mandão, ainda ensina de graça seu filho a mentir (quanto tempo leva para descobrir que mentir ao pai mandão é mais prático e dá mais resultado?), a ignorá-lo (seu filho pensa “lá vem ela com esse blá-blá-blá...”), e a não cumprir os combinados (já que aceitou só para “ser obediente” e sem a liberdade para dizer não).

Eu não quero que minha filha seja obediente, quero que seja colaboradora, negociadora, convencedora, líder, honesta, respeitosa e cumpridora de acordos. Os obedientes não podem ser nada disso, e acabam muitas vezes se tornando o contrário disso.    

3 comentários:

  1. Eu concordo totalmente só não sei como fazer isso. Na teoria é bonito e fácil, mas na prática não é tão simples. Principalmente em casos excepcionais, quando moramos na casa da mãe ou da sogra, ou quando somos mães solteiras, ou quando a criança já apanhou e agora você quer mudar, enfim... quando fora da "normalidade" (papai, mamãe e filhinho em sua casinha). Conheci o blog hoje eu estou lendo várias postagens.... identifiquei algumas atitudes bem positivas e que trabalham a inteligência emocional da criança (no caso sua filha). Estou adorando suas postagens! Espero conseguir entender como é possível ser um bom líder e criar filhos colaboradores, mesmo já tendo feito muita coisa errada antes de descobrir a disciplina positiva. :)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com voce May.. em casa somos eu , meu marido e minha filha Ana Lívia de 1 ano e 2 meses. Mais minha sogra mora de parede e meia, e fica bem complicado vio? Qualker choro que minha filha da ela vem na minha porta ver o q aconteceu, me sinto muuito pressionada, sabe?

    ResponderExcluir
  3. Deve ser difícil mesmo! Não tenho a experiência de vocês. Mas em vez de dizer que é difícil, eu convido vocês a tentarem. Amandha, sua filha é muito novinha. É normal ela chorar. O que não é normal é que os adultos não acolham e protejam um bebê que chora. Se alguém sugerir "educar" sua filha, diga que ela não tem idade para isso. Ela está na fase de ser protegida e cuidada, não de ser educada.

    Dê esta imagem a quem pressiona: Imagine que ela fosse uma mudinha de uma árvore. Ninguém poda ou conduz (educa) uma mudinha. As pessoas esperam ela crescer um pouco, depois que ela foi plantada no solo e já enraizou. Mudinhas deixamos na sombra, com muita água e proteção. Se a mudinha for podada, isso pode deixá-la fraca e deformada, e atrasar seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog