quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O estresse causa a "desobediência"

Depois de relaxada, minha filha cumpre as suas obrigações no primeiro (no máximo no segundo) pedido.
Nas últimas semanas, comecei a notar que minha filha andava "desobedecendo" demais. Por "desobedecer" quero dizer "resistir a fazer suas tarefas e obrigações", como tomar banho, arrumar suas coisas, fazer a lição de casa. Se normalmente tinha que lembrá-la de duas a três vezes dessas coisas, nas últimas semanas, precisava lembrá-la dez vezes! Na décima, já sem paciência, já tinha jogado pela janela os princípios e lições deste blog! Já mandava e ameaçava de castigo. 

Mas então ganhei consciência disso, e me lembrei de minha crença em minha filha, no fato de que ela procura fazer o que pode para fazer a parte dela, e na minha visão de que muitas das inadequações do comportamento das crianças são causadas por fragilidades do corpo, não do caráter. Entre as fragilidades do corpo está o amadurecimento do cérebro. Comecei a pesquisar sobre isso e caí nesta reportagem da revista Isto É sobre o estresse infantil. Minha hipótese mudou: seria estresse? Se fosse, minha abordagem, que ia ficando mais autoritária, seria contra-producente, inadequada. Por que estresse? Porque Sofia é bastante exigente consigo mesma, não gosta de errar, sempre tenta fazer o melhor e detesta falhar. 

Então fiz o teste.
Minha filha resistia para fazer a lição. Não conseguia ler. Birrava para não fazer a tarefa. Choramingava. Então, em vez de insistir, convidei-a a se deitar na rede comigo, assistir TV e relaxar. Quando eu percebi que ela tinha relaxado, peguei o livro da lição e propus que ela lesse para mim. Ela leu tudo! Sem choro! Com entusiasmo!

Depois disso, tenho lidado dessa forma com a "desobediência": procuro relaxar minha filha, com carinho, com cuidados. Depois de relaxada, ela cumpre as suas obrigações no primeiro (no máximo no segundo) pedido. Legal, né?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog