domingo, 24 de maio de 2015

Dez maneiras para ensinar uma criança a considerar os sentimentos dos outros

Muitas vezes os adultos procuram ensinar os melhores modos às crianças, como por exemplo pedir por favor, emprestar brinquedos, dizer obrigado, cumprimentar os parentes. E muitas vezes as crianças resistem. Vamos imaginar uma cena: a mãe vai com o filho numa festa familiar e diz para o menino cumprimentar os parentes:


_ Mas mãe, por que eu tenho que falar com ele? Eu nem conheço ele! - pergunta a criança.

_ Ele é seu parente e você tem que cumprimentá-lo.

_ Mas eu não quero...

_ Não interessa. É uma questão de educação! Vai lá agora e cumprimente seu tio! 

Revoltado, o menino cumpre o que pediu sua mãe.

Veja o que revela essa discussão, aparentemente muito legítima, entre mãe e filho:
  1. A mãe aparentemente está tentando ensinar boas maneiras ao filho.
  2. Entre as boas maneiras, está considerar os sentimentos dos outros, no caso, dos parentes adultos.
  3. O filho não quer cumprimentar os parentes como quer a mãe.
  4. A mãe desconsidera os sentimentos do filho.
  5. Quando o filho reclama, ela ensina que ele deve desconsiderar seus próprios sentimentos.
  6. Ao fazer isso, ela ensina ao filho a NÃO considerar os sentimentos dos outros. 
  7. O menino fica com raiva da mãe e do parente que foi forçado a cumprimentar.
  8. O menino aprende que deve ser falso, mas não aprende a gostar do parente em questão.
  9. Após cumprir a obrigação de um cumprimento falso, o menino é dispensado para fazer aquilo que queria (por exemplo, brincar com os amigos).
  10. A mãe fica satisfeita. Mas por quê?
A mãe conseguiu o gesto que queria do filho, mas conseguiu ensinar alguma coisa importante para a criança? 

Não. O menino continua sem saber quem é aquele parente, eles não se conheceram, não estabeleceram vínculo. O menino agora gosta menos do parente e se ressente da falta de consideração da mãe com seus sentimentos. 

A mãe se satisfaz. Ela sabe que o menino não aprendeu nada que ela supostamente queria ensinar. Ela se satisfaz porque seu real motivo não era educar seu filho, era não passar vergonha diante dos parentes. O menino cumpriu sua obrigação social. E isto está bom.

Então, como faz?
  1. O primeiro passo para ensinar seu filho a considerar os sentimentos dos outros é considerar os sentimentos dele.
  2. Respeite a dificuldade da criança em se comportar como um adulto.
  3. Diga o que espera dele e porque isso é legal.
  4. Não obrigue seu filho a fazer algo só "por educação" sem uma explicação melhor.
  5. Dê a ele oportunidades para que conheça as pessoas (no caso, os parentes) de verdade: isso exige tempo, convivência, nem que seja por telefone.
  6. Conte histórias sobre as pessoas (no caso, os parentes) que ele conhece pouco e que encontrou ou vai encontrar em ocasiões sociais.
  7. Conte histórias sobre seu filho às pessoas (no caso, aos parentes) que não o conhecem bem.
  8. Ensine o valor de cultivar bons relacionamentos e deixe que ele aprenda a aplicar esse valor com as pessoas que conhece menos.
  9. Não estimule a hipocrisia.
  10. Não desperdice as oportunidades para que vínculos de verdade com as pessoas sejam estabelecidos.

Um comentário:

  1. educar é muito mais do que fazer a criança obedecer (às vistas dos pais)

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