quarta-feira, 25 de julho de 2012

A avaliação de Sofia na escola

Acabo de receber da escola a avaliação de minha filha, que me deixou orgulhoso e feliz por confirmar aquilo que observo em casa. Pode ser sua tendência inata, mas acho que nossa capacidade de aprender com ela as coisas que relato neste blog tem muito a ver com quem ela vai se tornando, e é uma prova que criar filhos sem autoritarismo dá certo. Leia este relato que não é de um pai coruja:
Sofia iniciou o ano letivo de 2012 com alegria e entusiasmo. Relaciona-se muito bem com as professoras. Amplia o vínculo de amizade com colegas a cada dia.
É uma menina alegre, meiga e educada. Interage bem com a turma, respeitando a todos.

Durante as atividades de conversação, se manifesta pouco, mas quando fala, expressa com clareza sua opinião e ouve com atenção. Quando deseja fazer uso da palavra, sabe levantar o dedo e aguardar com paciência a vez de falar.
Compreende o valor da disciplina e sabe que precisa estar atenta e fazer cada coisa na sua hora para favorecer e ampliar seu aprendizado.
É uma aluna assídua e pontual. Sempre vem com o uniforme completo.
Colabora com alegria na organização do ambiente da sala, recolhendo materiais e brinquedos.
Manifesta atitudes de solidariedade com os colegas.
É cuidadosa com seus pertences. Utiliza materiais da sala com zelo, mantendo-os guardados em seus respectivos lugares após usá-los.
Expressa suas escolhas e resolve problemas com naturalidade e responsabilidade.
Solicita a presença de suas professoras quando sente necessidade.
Não tem costume de seguir os pensamentos dos outros colegas: demonstra maturidade para discernir entre o certo e o errado.
Aceita e gosta de manifestações de carinho das professoras e dos colegas.
Tem boa postura no momento do lanche, permanece sentada até terminar e deixa seu ambiente limpo e organizado. Faz sua higiene completa e corretamente.
Tem atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, tanto em relação à alimentação quanto à higiene pessoal.
É capaz de obedecer quando é hora de trocar de atividade e guardar os objetos, parando a brincadeira escolhida sem nenhum protesto. Atende prontamente o que lhe é solicitado pelas docentes.
Manifesta interesse pela leitura e se familiariza com a escrita por meio do manuseio de livros, gibis, textos oferecidos em sala e escritos no quadro.
Escuta com interesse os textos lidos pelas professoras.
Relata fatos ocorridos com sequência lógica de ideias e com segurança.
Amplia a cada dia sua habilidade de desenhar cenas de histórias ouvidas ou situações vivenciadas.
Demonstra interesse e gosto pela escrita e leitura. Copia o que é escrito no quadro com facilidade, tem boa grafia e consegue adequada estruturação e organização do espaço no caderno. Seus desenhos são bem elaborados.
Reconhece e escreve os números de 0 a 10 corretamente, registrando as quantidades correspondentes.
Resolve facilmente situações-problemas apresentadas e operações de adição e subtração com quantidades até 10, usando materiais concretos.
Reconhece em diversos objetos o seus atributos, como cor, tamanho, espessura e formas geométricas.
Domina satisfatoriamente o esquema corporal.
Nas atividades motoras, tem boa desenvoltura quanto à força, velocidade, resistência e flexibilidade. Participa bem de diferentes atividades corporais, tais como queimada, passar a bola por cima da cabeça, por baixo das pernas, morto/vivo, atividades de roda, dentre outras.
Desenha com objetividade e criatividade. Colore seus desenhos respeitanto limites e contornos.
Tem boa percepção viso motora, manuseia a tesoura com destreza ao recortar gravuras e papéis. Sabe criar novos personagens e formas.
Participou das atividades festivas com entusiasmo e desenvoltura, assim como das atividades de música e das aulas de informática, com bom aproveitamento.
Estamos felizes com o desenvolvimento do aprendizado de Sofia durante o semestre.
As professoras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog