sábado, 17 de agosto de 2013

Bater em criança é omissão e negligência

Muita gente que bate e grita com seus filhos tem a impressão e acusa os pais que são contra essas práticas de serem moles, permissivos. Nada mais longe da realidade. Não bater em criança é ter limites ao colocar limites, e só isso já ensina muita coisa sobre ter limites.

O problema de bater em crianças não é só a inutilidade quanto a educar que o castigo físico tem (o castigo não ensina nada), nem só a violência que a criança sentiu, nem só a premissa incorreta que embasa o castigo de que a dor é o argumento que as crianças entendem, nem a indiscutível covardia de um adulto golpeando uma criança (muitas vezes bebês).

Esses são problemas importantes, mas problema é também que o adulto que pensa que pode educar com violência física e verbal está ensinando que a violência é uma forma de mudar o comportamento alheio e não está fazendo sua obrigação de educar a resolver as coisas sem violência e sem grito.

Quem educa com violência mesmo sem querer comete omissão e negligência, pois não está ensinando habilidades básicas, de diálogo e negociação, para o convívio social e o sucesso de seus filhos na vida pessoal e profissional.

Além de ser violência injustificável, do ponto de vista da obrigação dos pais de educar seus filhos, educar com base no castigo físico é pior que não ensinar seu filho a se vestir, comer de boca fechada, usar os talheres ou escovar os dentes. É tão ruim quanto não colocar seu filho na escola, ensinar que Deus criou o homem do barro e a mulher de sua costela, não ensinar a importância da ética e da honestidade. Educar com base na violência é (ou deveria ser) uma vergonha. 

O problema é que o adulto que pensa que pode educar usando a violência está ensinando que a violência é uma forma de mudar o comportamento alheio e não está fazendo sua obrigação de educar a resolver as coisas sem violência e sem grito. Quem pode ensinar isso à criança senão o adulto responsável por cuidar dela? Professores? Colegas e amigos? Um padre? Os pais que não ensinam a negociação aos filhos, estão negando o direito das crianças a uma boa educação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog