segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Como ajudá-la a vencer o medo


Capa do Livro "Tem um Lobo no Meu Quarto",
que ensina as crianças a vencer o medo do Lobo
Aos 5 anos, Sofia tinha medo do lobo, ou melhor, do Lobo. Um medo irracional. Acordava gritando de noite, e tinha medo do escuro no nosso apartamento. Era difícil consolá-la. Não adiantava falar que não havia lobo, que estávamos numa cidade, dentro de um apartamento, e que lobos não habitavam as matas brasileiras (a não ser o lobo-guará, que não é lobo e não faz mal a ninguém). Não adiantava explicar que eu a protegeria se houvesse um lobo. Claro, ela estava certa: como poderia eu protegê-la do Lobo Mau na sua cabeça? Como um papai real poderia protegê-la de um lobo imaginário? 

Eu pensei: “se o perigo é imaginário, tenho que ajudá-la a proteger-se de forma imaginária”. Tínhamos um livro (Tem um Lobo no Meu Quarto, da Lauren Child) que me deu uma ideia: imaginar o Lobo bem ridículo, de uma forma que não poderia ser ameaçadora. Estimulei Sofia a imaginar o Lobo vestindo saia de bailarina e sapatos de palhaço, ou então usando uma peruca cor de rosa e um pijama de bolinhas, até ela rir dele. A cada vez que ela gritava com medo do Lobo, ajudava-a a usar o poder de sua imaginação para desconcertar seu Lobo, e torná-lo mais amigável e amigo. Aquilo ajudava muito e logo ela acalmava e conseguia dormir. 

Capa do livro Chapeuzinho Amarelo, outra forma
de vencer o Lobo.
Um outro livro, Chapeuzinho Amarelo, do Chico Buarque, com ilustrações do Ziraldo, reforçou a mesma ideia. Pode ser difícil para uma criança deixar de pensar no seu medo. Mesmo que se distraia e esqueça, o medo pode vir à noite, num sonho, fazendo-a acordar aos gritos. No livro do Chico, o medo do Lobo, repetido, virou LOBO LOBO LOBO LO BO LO BO BOLO BOLO. Ou seja, o Lobo virou bolo. 

Mais tarde, descobri que minha estratégia com Sofia fazia parte das magias da Escola de Hogwarts, de Harry Potter. Em um dos filmes, Harry Potter e o Prisioneiro de de Azkaban os alunos aprendem a enfrentar o Bicho Papão, que saía de um armário, ameaçador, transformado no pior medo dos alunos. O professor ensinava que a forma de resistir ao Bicho Papão era imaginá-lo ridículo, e a palavra mágica era "ridikkulus!". Eu já tinha aprendido com Sofia que isso dava certo. 

Em Harry Potter e o Prisioneiro de AzkaBan, os
alunos de Hogwarts aprendem a lidar com seus
medos. 
Quando seu filho ficar morrendo de medo do Lobo Mau ou do Bicho Papão, tente ensiná-lo a vencer o medo imaginando essas criaturas da forma mais ridícula. É quase impossível ao que é ridículo ser ameaçador. Ajude-o até que ele ria do que tem medo. Depois me conte como foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog