quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dizer “eu não gostei”

Na “Vivendo e Aprendendo”, primeira escola da Sofia quando ela tinha três anos, aprendemos a usar uma frase para iniciar a resolução de conflitos sem violência entre as crianças: “eu não gostei”. Quando uma criança era agredida ou desrespeitada por outra, aprendiam a dizer, de forma bem firme, “eu não gostei que...” 

Bem poderosa esta frase, e aprendemos a dizê-la em casa.
“Filha, eu não gostei que você pegou isso da minha mão sem pedir”, por exemplo. Ou: “Pai, não gostei que você me interrompeu quando eu estava falando”. Às vezes essa frase precisa de explicação (“eu não gostei que...). Às vezes não (quando “eu não gostei” é auto-explicativo). Quase sempre, respondemos com “desculpe”, e às vezes com uma explicação sobre porque fizemos algo que o outro não gostou. Às vezes não.

É importante também o jeito de falar “não gostei”. Já vi usos bem tirânicos, por parte das crianças, gritando aos pais que não gostaram. Quando a Sofia começa a ir nessa direção, dizemos logo “e eu não gostei de você estar gritando comigo”. Rola sempre um “desculpe” do lado de lá, e ela cada vez menos faz uso do “não gostei” tirânico. Experimente! Depois me conte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog