sábado, 3 de dezembro de 2011

Seu filho dá trabalho para comer? Rituais domésticos são importantes.


Nas famílias modernas de classe média, os dois pais trabalham e muitas vezes não há babá ou empregadas domésticas para realizar as tarefas de casa, como preparar a refeição, colocar a mesa do almoço, etc. Neste caso, os pais podem recorrer à comida congelada, comprar comida fora, ou simplesmente esquentar as sobras de outra refeição no microondas. Pela praticidade, perdemos parte do ritual doméstico de sentar à mesa.

Aprendi com Sofia que é importante por a mesa, e deixar as várias opções para ela escolher, em vez de montar seu prato para o microondas.


É a disciplina que se aplica aos pais. Então, mesmo com pressa ou nos fins de semana, quando estamos sem empregada (perdoem meu viés classe média), eu ponho a mesa de almoço completa, na hora usual.  Comemos juntos, e espero ela terminar para sair da mesa. Da mesma forma, se ela termina antes, pede para sair da mesa antes de levantar-se, fazendo isso com naturalidade.

O ritual a envolve e fica mais fácil estimulá-la a comer com variedade. Ela é muito conservadora com a comida, e não gosta de experimentar, mas come os vários grupos alimentares no almoço, quase sem reclamar, escolhendo-os um a um. Suponho que, ao valorizar esse ritual, estou criando hábitos para o resto de sua vida. Então, quando ela crescer, vai se dar o prazer e a disciplina de por a mesa completa.

Não é muito difícil isso. Aqui em casa, deixamos arroz e feijão preparados com antecedência, congelados em travessas de vidro com tampa plástica de tamanho prático, que servem duas refeições. Deixamos também as verduras já lavadas e higienizadas em caixas plásticas, e fica fácil montar a salada numa travessa de vidro, também com tampa plástica (puxa, como tem plástico na nossa cozinha! Estamos tentando diminuir isso). Fica faltando a “mistura”: carne, peixe, frango ou ovos. Isso é rápido de fazer. Por exemplo: tirar um filé de peixe da congelador, descongelar no microondas ou na geladeira, temperar com sal, limão e pimenta, e fritá-lo à milanesa é bem fácil e rápido, e dá para fazer enquanto se põe a mesa e arruma a sala. Em meia hora, o almoço fica pronto. Então, sinto que não tenho desculpa, em geral, para não fazer um almoço saudável e variado, e colocar a mesa de almoço completa para minha filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog